Ciência ao serviço da Saúde

Músculos

O exame de termografia permite controlar em detalhes os músculos do corpo e detectar a causa das dores. Às vezes é difícil perceber porque dói no sítio especifico. Normalmente o problema não está no músculo inteiro, mas nos pontos localizados nos músculos (assim chamados "trigger points" - pontos gatilho). Estes pontos são contrações parciais do músculo e manifestam-se como a tensão ou o nodulo no tecido muscular. Muitas vezes a dor aparece bastante longe do ponto gatilho, por exemplo os pontos da contração nos músculos dos ombros podem produzir dores na cabeça ou nos braços. Termografia mostra muito bem estes contrações nos músculos (trigger points) e a termograma do músculo (a imagem termográfica) pode servir como uma visualização do problema muscular. Usando a termograma do músculo, o terapeuta que faz massagem ou outra terapia manual pode concentrar-se nos sítios problematicos dos músculos. Massagem nos pontos da contração alivia a dor causada pela contração e eventualmente resolve o problema muscular.

Na termograma seguinte podemos ver as contrações (pontos gatilho) no músculo trapezius nas costas. Normalmente estes sítios nos músculos são tensos e dolorosos.

Os problemas musculares provocam muitas vezes os sintomas semelhantes a doenças bastante graves. Dores e sintomas que são assumidos como tendo uma causa interna, na realidade têm uma causa nos músculos. O paciente que tem dor no peito, não necessariamente tem problemas do coração. É necessário controlar os músculos do tronco, porque contrações nestes músculos podem causar dores que imitam dores cardíacas. Usando a termografia, podemos evitar erros de diagnóstico, operações e outros tratamentos invasivos desnecessários.

Termografia infravermelha pode ser usada para o exame da coluna vertebral. Os meios complementares de diagnóstico mostram os problemas estruturais da coluna, mas não detectam os processos inflamatórios. O exame de termografia pode completar o exame de raios X e mostrar os sítios, onde há inflamação, contrações dos músculos, artroses vertebrais, hernias.

Procurar na página

© 2012 Todos os direitos reservados.

Cuero criar um site Webnode